quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Projetos não governamentais


Dois projetos não governamentais que tenho me inteirado ultimamente, na área de biologia marinha, conheci em 2008, em um simpósio.
São eles: Karumbé – Onde a sede localiza-se em Montevidéu - UY.
E o outro é o Turtle - Foundation, que tem projetos em Cabo Verde – Boa Vista e na Indonésia – Bali e Borneu Leste.
Ambos com 10 anos de existência e ainda pequenos.
Sem tirar o mérito, do projeto brasileiro de conservação das tartarugas marinhas, TAMAR.
Que já é um trabalho com mais de 30 anos, atua em mais de 20 locais, entre praias, bacias, atol, arquipélago, enfim, bastante divulgado e conhecido, ainda mais tendo patrocinadores como a ICMBio e a Petrobras.

Mas o interessante desses projetos é o empenho daqueles que fundaram - geralmente estudantes de veterinária ou biologia - e dos novos voluntários que vão se agregando ao longo do tempo, pois trabalho é o que não falta.

Há uma imensa diversificação de trabalhos nessas ONGs, pois notaram que o trabalho não poderia ficar restrito somente às tartarugas, já que há comunidades costeiras vivendo junto com esses animais.

Então, é feito esclarecimento do projeto para os moradores, atividades ambientais realizadas nas escolas, alternativas econômicas, pois existe muitos pescadores nessas áreas, e claro o trabalho direto com a proteção desses animais. Monitoramento da desova, trabalho de “guarda” das tartarugas, que eram abatidas para servir de alimento, ou mesmo mortas em redes de pesca, entre outros.

A tecnologia se encaixa na própria divulgação do projeto, via internet e mesmo nas palestras, simpósios etc., utilizada ao longo dos trabalhos.
Na utilização de GPS, computadores, rádio, e outros aparatos tecnológicos mais corriqueiros.
E Telemetria por satélite, um aparelho que está sendo implantado nas tartarugas para controle do ciclo de vida desses quelônios.

Sites:

P.S.: Todos esses projetos qualquer um de nós pode participar como voluntário. Há algumas exigências  como tempo mínimo ou estar em determinado semestre – um mês de voluntariado, e estar no 4° semestre para o TAMAR.
Os outros dois não são tão rigorosos.

Abs,
Bianca

Um comentário: